É sempre um desafio conjugar uma decoração bonita com uma casa pequena, mas felizmente existem muitas soluções a nível de mobiliário feitas a pensar no problema da falta de espaço. Este tema será abordado várias vezes aqui no nosso blog, já que temos consciência que esta é uma preocupação real da grande maioria das pessoas. Exemplo disso, é o caso dum leitor que apesar das dicas no artigo anterior sobre como decorar casas pequenas, afirmou ser bastante difícil decorar um espaço pequeno. Por isso, essa vai ser sempre uma preocupação aqui no blog, dando ideias e dicas para resolver os problemas de decoração do dia a dia. Hoje, vamos falar sobre uma solução para incorporar a cama com a sala ou com o escritório.
Na decoração de casas pequenas, reforço sempre a ideia de que o mobiliário é de extrema importância para uma decoração funcional e ainda assim bonita. Um mobiliário multi-funcional que se adapta às suas necessidades e ao espaço disponível é uma das minhas soluções preferidas. Para além de todos os outros conselhos relacionados com manter a casa o mais arrumada e organizada possível, escondendo os objectos necessários ao uso do dia a dia, deixando apenas visíveis os objectos decorativos, para fazer ressaltar a decoração e outras dicas que já falamos no artigo anterior sobre este tema.
Para quem mora numa casa ou apartamento pequeno e quando digo pequeno, digo “minúsculo”, como será o caso de um T0 ou T1, para ter todos os objectos que necessitamos, sem criar a sensação de enclausuramento, é necessário uma boa dose de imaginação. Num estúdio, a sala e o quarto partilham necessariamente o mesmo espaço e se quisermos ou precisarmos de juntar um escritório, fica ainda mais difícil. Veja o exemplo abaixo, que lhe mostra como incorporar a cama na sala de estar, permitindo-lhe ainda ter um pequeno escritório. Na foto, podemos ver que a solução para a decoração de uma casa pequena foi aproveitar o espaço em altura.