Decorar Cores claras – Melhor Opção
As cores claras são óptimas para suavizar espaços e dar-lhes luz. Habitualmente pensa-se em branco ou creme, como cores de eleição para as paredes. Apesar de serem cores neutras que ajudam a combinar com os móveis e artigos de decoração, são um pouco monótonas. Então convém não abusar dessas cores. Pode optar por outras cores para paredes como o verde, azul ou amarelo em tons claros. Opte por não pintar as paredes todas da mesma cor.
Decorar Cores Escuras – Cuidados a Evitar
As cores escuras só devem ser usadas nas paredes para decorar casas onde haja muita luz e sempre em pequenas quantidades e nunca em todas as paredes. Nas divisões que tenham menos luz, opte por pintar apenas alguns painéis mais pequenos, ou prefira usar essas cores em cortinados nas janelas onde incida muito sol, ou em objectos decorativos.
Decorar Cores Neutras – Elegantes mas Monótonas
No caso de querer utilizá-las ao decorar a casa, opte por tons naturais: branco, mel, nata e café… são cores claras que não passam de moda, resultando numa vantagem na hora de combinar com os móveis e objectos decorativos. Esses devem ser um pouco mais coloridos, para contrastar com a monotonia da cores das paredes. Objectos como almofadas, toalhas, mantas, vaso, jarras, molduras, velas, vão ser a chave de uma decoração mais alegre e personalizada, neste caso.
Ao escolher as cores das paredes deve-se ter em conta a influência das mesmas no nosso estado de espírito. Mas qual o significado das cores? E a que tipo de sentimentos induzem?
O verde é uma cor refrescante, calmante, requintada e que nos faz lembrar a natureza. É uma cor que confere muita personalidade a uma casa. A palete dos verdes é bastante grande e é uma cor que combina muito bem com os neutros.
O amarelo é caloroso, divertido e dinâmico. Os tons de amarelo iluminam e transmitem calor às divisões. É uma boa cor tanto para ambientes clássicos como para ambientes frescos, joviais e surpreendentes. É um tom acolhedor, alegre e muito fácil de combinar, dando especial realce os objectos que coloque nas paredes.
Azul é uma cor elegante, relaxante e tranquilizadora. O azul dá uma sensação fresca e luminosa à divisão. Tornou-se um clássico na decoração de interiores, por também ser uma cor fácil de combinar com outros objectos. O azul claro tem também a capacidade de conferir uma sensação de maior amplitude a qualquer divisão, ideal para decorar ambientes pequenos.
Já o vermelho é uma cor algo controversa. Energética e resplandecente é muito forte e algo agressiva. Por isso, deve ser usada com moderação, no entanto o vermelho é óptimo para criar ambientes apaixonantes, quentes e com dinamismo.
Ao Decorar Casas, Cores e Paredes as escolhas que fizer serão muito importantes. Para além dos factores que já mencionei, a cor das paredes determinará o resto da decoração, já que todos os elementos girarão em torno dessa cor. Opte por usar mais cores alegres e relaxantes e menos cores monótonas. Por vezes, optamos pelas cores fáceis, apenas porque não sabemos que outra cor escolher.
Seja qual for a escolha que fizer em relação a cores das paredes para Decoração de Casas, se usar tons claros, será sempre mais fácil conjugar com os outros elementos decorativos. E não esqueça que as cores escolhidas são a cor da sua alma e influenciam em muito o seu estado de espírito. Tendo isto em conta, podere bem na hora de escolher as cores e consulte outros membros da família para que todos se sintam bem com a escolha.