terça-feira, 10 de agosto de 2010

As Cores e os Ambientes

Decorar Cores claras – Melhor Opção
As cores claras são óptimas para suavizar espaços e dar-lhes luz. Habitualmente pensa-se em branco ou creme, como cores de eleição para as paredes. Apesar de serem cores neutras que ajudam a combinar com os móveis e artigos de decoração, são um pouco monótonas. Então convém não abusar dessas cores. Pode optar por outras cores para paredes como o verde, azul ou amarelo em tons claros. Opte por não pintar as paredes todas da mesma cor.
Decorar Cores Escuras – Cuidados a Evitar
As cores escuras só devem ser usadas nas paredes para decorar casas onde haja muita luz e sempre em pequenas quantidades e nunca em todas as paredes. Nas divisões que tenham menos luz, opte por pintar apenas alguns painéis mais pequenos, ou prefira usar essas cores em cortinados nas janelas onde incida muito sol, ou em objectos decorativos.
Decorar Cores Neutras – Elegantes mas Monótonas
No caso de querer utilizá-las ao decorar a casa, opte por tons naturais: branco, mel, nata e café… são cores claras que não passam de moda, resultando numa vantagem na hora de combinar com os móveis e objectos decorativos. Esses devem ser um pouco mais coloridos, para contrastar com a monotonia da cores das paredes. Objectos como almofadas, toalhas, mantas, vaso, jarras, molduras, velas, vão ser a chave de uma decoração mais alegre e personalizada, neste caso.
decorar casa - cores paredes
decorar casa - cores paredes
A Influência das Cores das aredes

Ao escolher as cores das paredes deve-se ter em conta a influência das mesmas no nosso estado de espírito. Mas qual o significado das cores? E a que tipo de sentimentos induzem?
O verde é uma cor refrescante, calmante, requintada e que nos faz lembrar a natureza. É uma cor que confere muita personalidade a uma casa. A palete dos verdes é bastante grande e é uma cor que combina muito bem com os neutros.
O amarelo é caloroso, divertido e dinâmico. Os tons de amarelo iluminam e transmitem calor às divisões. É uma boa cor tanto para ambientes clássicos como para ambientes frescos, joviais e surpreendentes. É um tom acolhedor, alegre e muito fácil de combinar, dando especial realce os objectos que coloque nas paredes.
Azul é uma cor elegante, relaxante e tranquilizadora. O azul dá uma sensação fresca e luminosa à divisão. Tornou-se um clássico na decoração de interiores, por também ser uma cor fácil de combinar com outros objectos. O azul claro tem também a capacidade de conferir uma sensação de maior amplitude a qualquer divisão, ideal para decorar ambientes pequenos.
Já o vermelho é uma cor algo controversa. Energética e resplandecente é muito forte e algo agressiva. Por isso, deve ser usada com moderação, no entanto o vermelho é óptimo para criar ambientes apaixonantes, quentes e com dinamismo.
Ao Decorar Casas, Cores e Paredes as escolhas que fizer serão muito importantes. Para além dos factores que já mencionei, a cor das paredes determinará o resto da decoração, já que todos os elementos girarão em torno dessa cor. Opte por usar mais cores alegres e relaxantes e menos cores monótonas. Por vezes, optamos pelas cores fáceis, apenas porque não sabemos que outra cor escolher.
Seja qual for a escolha que fizer em relação a cores das paredes para Decoração de Casas, se usar tons claros, será sempre mais fácil conjugar com os outros elementos decorativos. E não esqueça que as cores escolhidas são a cor da sua alma e influenciam em muito o seu estado de espírito. Tendo isto em conta, podere bem na hora de escolher as cores e consulte outros membros da família para que todos se sintam bem com a escolha.

Como Decorar Cozinhas Americanas

Os móveis de cozinha também devem ser cuidadosamente pensados e escolhidos e o ideal será comprar móveis à medida, visitando lojas especializadas no fabrico de móveis por medida. Deve conseguir aproveitar ao máximo todo o espaço disponível, incorporando móveis de arrumação para todos os utensílios necessários na cozinha. Visite vários show-room e lojas de decoração de cozinhas, procurando por vários modelos de cozinhas americanas, até encontrar um modelo que se adeqúe ao seu caso em especial.
Ao optar por uma cozinha americana não se trata apenas de uma questão de sofisticação e modernidade. Este modelos de cozinhas têm muitas vantagens no que toca à economização de espaço e de tempo, tornando inclusivamente o tempo de limpeza menor e evitando as deslocações para a sala. Outra das vantagens das cozinhas americanas é a questão da socialização, uma vez que você pode preparar as refeições enquanto os seus familiares e amigos ficam próximos incentivando as conversas e aproximação de todos os moradores da casa. A hora de preparação de uma refeição deixa de ser um acto isolado e passa a ser uma actividade social dentro da casa, privilegiando a integração de todos os familiares na preparação da refeição.
Veja quais as vantagens de uma cozinha americana: Ajuda a poupar tempo uma vez que tudo fica muito próximo, a limpeza é mais rápida porque o espaço é menor, você pode preparar as refeições enquanto seus amigos e familiares ficam mais próximos para uma conversa e diversão e ao mesmo tempo optimiza os ambientes na decoração de Cozinhas Pequenas. As desvantagens de uma cozinha americana passam por não proporcionar espaço suficiente para uma utilização mais assídua e exigente, como no caso de famílias numerosas.
Também tendo em conta que a cozinha irá ficar mais exposta, esta deverá estar sempre limpa e arrumada, uma vez que quem estiver na sala vai poder facilmente espreitar para dentro da cozinha. Também os odores e ruídos podem se tornar desagradáveis para quem esteja na sala, por isso é importante que a cozinha tenha pelo menos um bom sistema de evacuação de fumos.
Espero que tenha compreendido as vantagens e desvantagens de optar por uma cozinha americana na decoração da casa e de como é importante que a decoração cozinhas americanasseja simples, bonita e funcional por forma a optimizar ao máximo o espaço disponível e para que a integração com a sala seja o mais harmoniosa possível. Se tiver dúvidas, sugestões ou algum comentário sobre este assunto, sinta-se à vontade para o fazer. 

Decoração Casas Pequenas


É sempre um desafio conjugar uma decoração bonita com uma casa pequena, mas felizmente existem muitas soluções a nível de mobiliário feitas a pensar no problema da falta de espaço. Este tema será abordado várias vezes aqui no nosso blog, já que temos consciência que esta é uma preocupação real da grande maioria das pessoas. Exemplo disso, é o caso dum leitor que apesar das dicas no artigo anterior sobre como decorar casas pequenas, afirmou ser bastante difícil decorar um espaço pequeno. Por isso, essa vai ser sempre uma preocupação aqui no blog, dando ideias e dicas para resolver os problemas de decoração do dia a dia. Hoje, vamos falar sobre uma solução para incorporar a cama com a sala ou com o escritório.

Na decoração de casas pequenas, reforço sempre a ideia de que o mobiliário é de extrema importância para uma decoração funcional e ainda assim bonita. Um mobiliário multi-funcional que se adapta às suas necessidades e ao espaço disponível é uma das minhas soluções preferidas. Para além de todos os outros conselhos relacionados com manter a casa o mais arrumada e organizada possível, escondendo os objectos necessários ao uso do dia a dia, deixando apenas visíveis os objectos decorativos, para fazer ressaltar a decoração e outras dicas que já falamos no artigo anterior sobre este tema.
Para quem mora numa casa ou apartamento pequeno e quando digo pequeno, digo “minúsculo”, como será o caso de um T0 ou T1, para ter todos os objectos que necessitamos, sem criar a sensação de enclausuramento, é necessário uma boa dose de imaginação. Num estúdio, a sala e o quarto partilham necessariamente o mesmo espaço e se quisermos ou precisarmos de juntar um escritório, fica ainda mais difícil. Veja o exemplo abaixo, que lhe mostra como incorporar a cama na sala de estar, permitindo-lhe ainda ter um pequeno escritório. Na foto, podemos ver que a solução para a decoração de uma casa pequena foi aproveitar o espaço em altura.

Usando o exemplo em cima como base, é só uma questão de adaptar esta ideia de decoração ao seu caso em particular, podendo por exemplo no caso da primeira foto, colocar uma cortina ou parede de vidro para isolar o escritório e quarto, da sala de estar. Dessa forma, quem entra em casa não vê a cama, conferindo-lhe alguma privacidade.

Decoração de Quarto Infantil


Decoração quarto infantil: Quando procuramos inspiração para a decoração de quartos infantis, uma boa ideia seria voltarmos ao tempo do nosso imaginário e lembrar-nos de todas as coisas bonitas que nos faziam sonhar quando éramos mais jovens. Uma das coisas que nos deixa sempre mais alegres e bem dispostos são ambientes coloridos e divertidos que nos transmitam conforto e segurança. A sua criança precisa de se sentir bem no seu quarto e apesar da sua idade jovem também ela já é afectada pela cores e pelo que a rodeia. Para além de nos fazer sentir bem a nós, uma decoração infantil alegre, divertida e colorida também terá os seus efeitos na disposição do bebê e no desenvolvimento de suas faculdades. Há vários aspectos inerentes à decoração do quarto da criança que devem ser tidos em conta.
Preparamos algumas dicas para quem está pensando em fazer a decoração de quarto infantil e por isto esta pesquisando para não errar. Quando pensamos em decorar o quarto de crianças devemos tomar alguns cuidados pois nem sempre a beleza pode ficar em primeiro plano. Um quarto infantil precisa ser bonito, agradável, confortável e ao mesmo tempo seguro.
1) Aqui no nosso site já publicamos um artigo especial sobre decoração de quarto de menina. São seis dicas importantes e diversas fotos com exemplos de quarto infantil para menina.
2) Na hora de pintar o quarto do seu filho prefira as tintas de parede sem cheiro, aqui no nosso site já publicamos um artigo sobre este tipo de tinta que não deixa cheiro no ambiente. O investimento vale a pena porque em poucas horas o quarto está livre do cheiro de tinta que poderia durar muitos e muitos dias incomodando seu filho e a todos da casa.
3) Muita atenção na hora de comprar móveis de quartos infantis. Em caso da cômodas, camas, cadeiras, veja se as bordas dos móveis são arredondadas. Não compre móveis infantis que possuem pontas agudas nas bordas. O mesmo se aplica para móveis com vidro que não devem ser usados.
4) As crianças costumam ter muita alergia. Quanto mais novas mais sensíveis elas são. Desta forma é importante cuidado para evitar o uso de materiais que podem acumular muita poeira. Evite também tecidos que podem soltar pelos. Atualmente já existem cortinas, jogos de cama e tapedes para quartos de criança produzidos com material antialérgico. Não veja só a questão da beleza neste momento. A decoração do quarto do seu filho deve ser bonita e saudável.  Mesmo assim se a sua casa fica em uma região muito urbanizada e com muita poeira e poluição é importante lavar todos os tecidos do quarto e limpar os móveis regularmente.
5) Evite entulhar o quarto da criança com muitos móveis. Crianças gostam de espaço. Tente poupar cada centímetro para que elas tenham espaço para brincar. Uma dica é contratar uma empresa especializada em móveis planejados. Um projeto de quarto infantil feito em MDF pode otimizar o espaço do quarto quando projetado por um arquiteto.
6) Utilize cores mais claras e calmas no quarto do seu filho. Tudo bem que o quarto precisa ser divertido e interessante mas o uso de cores como o vermelho e laranja pode deixar seu filho mais agitado. Devemos lembrar que o quarto não é só local de brincadeira. Por isto muitos pais costumam preparar o quarto da brincadeira e o quarto de dormir.
7) Alguns sites na Internet indicam o uso de espelhos em quartos infantis porque isto ajuda o desenvolvimento da criança por ela achar interessante olhar seus próprios movimentos. Espelhos também são úteis na decoração de quartos muito pequenos. O problema é que espelho é um objeto perigoso para um quarto infantil. Imagine a situação em que seu filho joga um brinquedo pesado no vidro do espelho. Neste caso a segurança é mais importante.
Na hora de colocar aparelhos de televisão no quarto infantil o ideal seria colocar fixado firmemente na parede e em local de difícil acesso. Atualmente é comum o uso de aparelho de LCD fixado na parede. Existem algumas bases para tv lcd que são móveis e podem ser úteis.